O consumo de produtos vendidos hoje em dia gera uma grande quantidade de materiais desprezados nos quais são considerados "sem utilidades" e tornam-se lixo. Como meio de auxilio para diminuição desses materiais evitando o aumento de lixo no planeta temos a reciclagem. Dentro deste contexto inclui-se hoje sugestões sustentáveis como a arte do lixo ou o lixo é luxo, existem diversas formas de se reaproveitar o material "sem utilidade", no qual se torna útil no cotidiano podendo ser até exposto como arte. Como exemplo e ideia sugestiva, as imagens que seguem abaixo são de materiais nos quais eu recolhi das ruas e os reutilizei (Fonte das fotos: de minha autoria):
Almofadas feitas com o tecido de guarda-chuvas e sombrinhas sem mais utilidades.
De um material que não tinha mais utilidade, tornou-se útil para minha residência, além de enfeitar o ambiente.
O material necessário para uma almofada são dois tecidos de guarda-chuva para os dois lados da almofada podendo alternar as cores, utiliza-se somente o tecido do guarda-chuva, linha para costurar e enchimentos que podem ser restos de esponjas, matelassê, isopor, tecidos ou qualquer outro tipo, de preferência restos de materiais sem utilidades, para o reaproveitamento.
Para a realização destas almofadas apresentadas nas fotos foram utilizados resto de materiais de matelassê de uma pequena fabrica próxima a minha residência na qual não tinha mais utilidade.
Outra utilidade já bem conhecida é o "Puff de pet".
Para este puff utilizei 32 garrafas pet, uma fita adesiva transparente recortes de rótulos de latinhas de cerveja colocados dentro para enfeitar, um pedaço de papelão e um tecido de guarda-chuva para forrar.
Nesta imagem temos:
> " Um porta canetas" feito com uma garrafa pet e quatro bicos.
> " Um fecha saco" utilizado com o bico da garrafa pet juntamente com a tampa.
>" Um porta trecos" realizada com uma garrafa pet e tintas para pintar plástico.
Pacotes de garrafas pet, que pode ser utilizado de diversas formas, como presente, porta balas, dentre outros.
Neste caso utilizei como pacotinhos de lembrança de formatura com sementes de girassol dentro, lápis ecológico e doces.
Um banco estilo de praça, feito com guarda de cama de madeira.
São quase que infinitos as ideias e criatividades que se pode realizar com diversos materiais descartados, se fizermos uma pesquisa hoje na internet, iremos encontrar uma variedade de utilidades realizados com esses materiais, grandes exposições de artes modernas que utiliza-se de lixo, artistas que transformam qualquer tipo de lixo seja lixo tecnológico ou lixo comum em uma belíssima arte ecológica, fiz algumas coletas de imagens na internet de arte sustentável de diversos artistas que expõem suas idéias, além da reutilização da matéria para diversos fins necessários no cotidiano, seguem as imagens abaixo (Fonte das fotos: coletados da internet):
casinha de gato de televisor |
casinha de cachorro de televisor |
enfeites de aparelhos celulares antigos |
banco de disco |
porta lápis de disquetes |
mesa e cadeiras de pneus |
pia de pneus |
exposição de arte de discos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário