CURIOSIDADES: O Sabiá-do-Campo
A cada primavera que passa, tenho o prazer de abrigar em uma das minhas árvores caseiras de patio o Sabiá do Campo de nome científico Mimus saturninus. Este inquilino costuma construir seus ninhos nesta árvore da foto abaixo:
|
Fonte:Autor |
O motivo da escada estar nela é porque tive que juntar o filhote do Sabiá por muitas vezes, pois ainda muito novinho não tinha força suficiente para voar e acabava caindo do ninho,até os filhotes se firmarem para voar em seu tempo necessário tive que cuida-los porque em meu patio haviam cães e gatos de estimação, que representam um grande perigo aos filhotes, obviamente não pude resistir em fotografa-los quando os pegava para devolver ao ninho na arvore, veja nas fotos abaixo o tamanho do filhote, depois de um dia desta foto ele começou a voar junto aos pais, porém sempre retornando ao ninho até ficar adulto.
|
Fonte Autor /Filhote de sabiá |
Em comparação com o tamanho das minhas mãos o filhote é bem grande, e ele ainda não conseguia levantar voo do chão para voltar ao ninho, fazia um alto barulho parecido com pio de pinto, e quando enxergava os pais pedia comida no bico, sempre com o bico aberto próximo aos pais.
Aqui da pra notar que sua cauda não esta completa, pois o sabia do campo é conhecido por ter uma cauda branca e longa.
Ainda com algumas penugem de pássaro jovem.
Os pais dos filhotes apresentavam muita agressividade com qualquer ser que se aproxima-se da árvore onde se encontrava o ninho, quando eram pessoas faziam barulhos muito altos como "gritos" e quando eram animais como cães e gatos eles os enfrentavam com rasantes e ataques com os pés nos quais possuem pequena garras, na foto abaixo pude registrar o ataque de um dos pais dos filhotes que se sentia incomodado com a presença de meu cachorro, quase todos os dias enquanto os filhotes se encontravam no ninho os pais faziam alertas de avisos e ataques com qualquer ser que se aproxima-se da árvore:
|
Fonte Autor/ Ataque do Sabiá |
Na ninhada destes registros fotográficos, nasceram apenas dois filhotes e notei que não eram iguais, um era igual aos pais, ou seja, era um filhote de sabia-do-campo, o outro era menor, escuro e bem mais ágil, era um filhote de pássaro chupim que possuem as penas de cor preta com o nome científico Molothrus bonariensis, conhecidos por colocar seus ovos em ninho de outros pássaros para que os mesmos possam choca-los e criar os filhotes, algumas vezes vi sobrevoando por perto um casal de chupim que provavelmente eram os pais do filhote mais escuro, veja nas fotos abaixo a diferença dos dois filhotes na árvore onde se encontra o ninho, os dois nasceram no mesmo ninho e criados pelo mesmo casal de pássaros sabiá, eles estavam esperando os pais trazerem comida:
|
Fonte Autor/ Filhotes |
|
Fonte autor/ Filhotes
|
Por algumas vezes coloquei comida para eles na árvore com um potinho, uma taquara e um gancho, os pais ficavam um pouco desconfiados e analisavam bem antes de consumir, porém eles precisavam ensinar os filhotes a pegar sua própria comida fora da árvore, então quase não pegavam essa comida que eu colocava, eles costumam comer pequenos invertebrados, insetos e frutos silvestres como banana, mamão,porém sua preferência eram minhocas.
O sabiá-do-Campo possui outros tipos de nomes populares dentre um deles é o Galo-do-Campo por apresentar uma cauda longa, esta entre as aves Sinantrópicas nas quais se adaptam bem as cidades, é bem comum avista-las nas áreas urbanas, andam em pequenos bandos, conhecidos por imitar o canto de outros pássaros, Há bastante quantidade dessas aves no Brasil, apresentam diferentes comportamentos e alguns não bem compreendidos, pois algumas pequisas indicam que após o anilhamento desta ave ou captura ela se encontra em um nível alto de estres e morre, por isso é difícil a captura desta ave para pesquisas. Apesar de serem bem cuidadosos com a família, apresentam agressividade entre si e utilizam dos bicos e garras para brigas. Nas fotos abaixo registrei os pais dos filhotes que se encontravam na arvore da entrada da minha casa, nota-se que os sabias adultos circulam livremente por meu pátio sempre bem atentos a qualquer perigo que possa representar aos filhotes:
|
Fonte Autor |
|
Fonte Autor |
As fêmeas podem colocar de 2 a 4 ovos de cor verde azulados com pintinhas ferrugem, geralmente na primavera e verão. Os ovos eclodem após 12 ou 14 dias, os filhotes abandonam o ninho após uns 15 dias quando começão a se adaptar aos vôos, constroem ninhos grosseiros feitos de gravetos secos, procuram forrar o centro do ninho com materiais macios como grama ou algodão, o ninho acaba sendo reutilizado por outros casais de pássaros, veja na foto abaixo o ninho dos sabiás que estavam alojados na minha árvore, após terem completado seu ciclo:
|
Fonte Autor |
n precisa segurar filhotes de sabiá do campo assim.. é só apoiá-los no dedo como qualquer ave, e só apoiar a mão por cima das costas dele.. ele fica quietinho.. assim vc machuca
ResponderExcluirMas um bom texto.. gostei.. tenho um sabiá, achei ele bem filhote, e não vi o ninho, faz quase 2 anos que estou com ele, o bicho aprendeu um pouco do hino nacional, imita varias coisas.. Sabe pedir as coisas para comer, beber.. inteligente demais! amo ele.. quase sempre fica solto.. embora prefira ficar na casa dele.. xD
ResponderExcluir