PESQUISAS TEÓRICAS:
Gisele Ribas Alves
Licenciatura em Ciências Biológicas
ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NA ESCOLA
Relação Professor e Aluno
O
comportamento sendo ele manifestações de ações causadas por fatores internos e
externos se encaixam nos diferentes seres, sendo eles humanos ou animais,
diretamente ligado ao meio em que vivem. O estudo do comportamento em seres
humanos é bastante complexo por depender de diferentes fatores externos como:
cultura, relacionamentos, trabalho, escola, etc. Em psicologia o estudo do
comportamento humano refere- se na possibilidade de fazer algo de uma ou mais
pessoas dedicando- se em analisar todos as formas de comportamento.
Os psicólogos estudam o
comportamento em todas as suas formas, desde a mais simples até a mais
complexa, desde o piscar involuntário dos olhos até a mais complicada
configuração de ações e reações que pode apresentar uma equipe de astronautas
que controla e dirige uma astronave. A gama de condutas humanas (comportamento)
estudada pelos psicólogos nas empresas é tão ampla como a estudada pelos
psicólogos em outras situações. ( MINICUCCI, 2011, p. 19.)
O
comportamento se tratando de suas classificações é um assunto analisado desde
os tempos mais antigos, segundo uma pesquisa realizada na revista Educação, as
tentativas de se conceituar ou definir as personalidades humanas vem desde os
tempos antigos, como a época de Hipócrates.
A tentativa de
classificar o comportamento e temperamento humano vem antes do surgimento de
muitas das grandes filosofias e religiões do mundo. Hipócrates, pai da medicina
ocidental – e cujas palavras ainda servem de juramento para graduandos de
medicina hoje – marcou na Grécia Antiga a primeira categorização de
personalidades. Segundo ele, existem quatro tipos de temperamento humano, de
acordo com o fluido corporal que a pessoa mais possui: sanguíneo (sangue),
fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis), e melancólico ( bílis negra).
(GUERREIRO, 2011, P. 45).
No ambiente
escolar, pode-se analisar diferentes e variados tipos de comportamento,
especialmente por parte dos alunos, sendo que os professores acabam tendo que
lidar com diversas situações em sala de aula devido ao “mau comportamento” de
alguns alunos, situações bastante freqüentes na atualidade. De uma forma geral
existem diversas razões possíveis para essa tal problemática, onde se inclui
principalmente problemas no ambiente familiar que atinge a vida social.
È muito comum observarmos meninos e
meninas com problemas de comportamento na escola e em outros lugares que
costumem freqüentar que podem trazer uma série de prejuízos ao seu
desenvolvimento social, acadêmico e emocional. Nem sempre crianças ou adolescentes
que apresentam algum problema de comportamento podem receber o diagnóstico de
TRANSTORNO DE CONDUTA. (FACION, 2007, p. 83).
As alterações
nos comportamentos dos alunos se da por diversos motivos, podendo ser por algum
tipo de doença os transtornos psicológicos, medo, problemas familiares, buling,
dentre outros, porém no momento em se consegue compreender a causa do problema
de comportamento, torna-se mais fácil controlar a situação e auxiliar o aluno
com essa problemática. Em aspectos gerais, hoje em dia é bastante difícil o controle
dos alunos em sala de aula, envolvendo algumas vezes casos de agressões e
violência, no entanto esse controle da turma se torna um desafio para o
professor em aula. Existem algumas maneiras de auxiliar no controle, levando
sempre em consideração o bom relacionamento professor e aluno, além de ser
importante estabelecer algumas regras e criar uma atmosfera positiva para os
alunos.
Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas
pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim,
dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para
manter a disciplina, Não é assim. A disciplina da classe está diretamente
ligada ao estilo da prática docente, ou seja, á autoridade profissional, moral
e técnico do professor. (LIBÂNEO, 1994, p. 252).
O trabalho docente deve ter em
vista a ajuda aos alunos nas suas tarefas. O controle sem ajuda pede provocar
insegurança nos alunos, que ás vezes se sentem cobrados a um desempenho para
qual não foram suficientemente preparados. Por outro lado, a ajuda sem controle
não estimula os alunos a progredir e vencer as dificuldades. ( LIBÂNEO, 1994, p.
253).
De fato,
grande parte dos professores se sente despreparados ao lidar com o
comportamento dos alunos, o cotidiano na sala de aula muitas vezes faz com que
os professores adotem algumas regras por vezes rigorosas, o que acaba gerando
conflitos em sala. Apesar do relacionamento com os alunos ser profissional é
necessário seguir um padrão de relação no qual não cause estresse em aula,
sendo assim um bom contato verbal, compreensão e respeito mútuo entre ambos,
certamente facilitara o aprendizado dos alunos e manterá um desenvolvimento
positivo em sala, além de evitar a violência na escola.
Há muito os distúrbios
disciplinares deixaram de ser um evento esporádico e particular no cotidiano
das escolas brasileiras para se tornarem, talvez, um dos maiores obstáculos
pedagógicos dos dias atuais. Claro está que, salvo o enfrentamento isolado e
personalizados de alguns, a maioria dos educadores não sabe ao certo como
interpretar e/ ou administrar o ato indisciplinado. Compreender ou reprimir?
Encaminhar ou ignorar? (AQUINO, 1996, p. 7).
Quando se fala de comportamento o assunto torna-se
complexo, pois as ações e reações causadas nos seres que distinguem o
comportamento, deriva-se de diversos fatores nos quais é necessário compreender
cada individuo individualmente para que se possa ter uma postura correta frente
ao problema, no entanto, em sala de aula é bastante comum o comportamento
inadequado de alguns alunos e muitas vezes os professores se sentem
desamparados nesta questão para manter o controle dos alunos em sala de aula
que dificulta o andamento da disciplina e do aprendizado.
Com o embasamento
teórico, concluo que existem muitos desafios para se manter um ambiente
positivo em sala de aula, principalmente se tratando de comportamentos
inadequados, diante deste quadro é necessário que professores tenham um bom
conhecimento a respeito de questões comportamentais, para que possam agir
corretamente diante dessa problemática, na qual é bastante comum em quase todas
as escolas brasileiras, esse processo não depende também somente do professor,
é necessária a participação de todos os envolvidos podendo incluir familiares e
psicólogos, porém se o professor adquirir domínio da matéria e adotar métodos
para esses processos, certamente ficara mais fácil de lidar com a personalidade
da cada um.
REFERÊNCIAS
AQUINO, Groppa, Julio; (org.); Indisciplina na Escola Alternativas teóricas e práticas, São Paulo,
Ed. Summus editorial, 1996.
FACION, Raimundo, José; Transtornos
do Desenvolvimento e do Comportamento, Curitiba, Ed. IBPEX, 2007.
GUERREIRO, Carmen; O professor posto á prova, Revista Educação. São Paulo; Ed
segmento, 2011.
LIBÂNEO, Carlos, José, Didática
série formação do professor, São Paulo, Ed. Cortez, 1994.
MINICUCCI, Agostinho; Relações
Humanas Psicologia das Relações Interpessoais. São Paulo; Ed. Atlas S.A,
2011.
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