quarta-feira, 1 de julho de 2015


PESQUISAS TEÓRICAS:

Gisele Ribas Alves
Licenciatura em Ciências Biológicas


ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NA ESCOLA
Relação Professor e Aluno

O comportamento sendo ele manifestações de ações causadas por fatores internos e externos se encaixam nos diferentes seres, sendo eles humanos ou animais, diretamente ligado ao meio em que vivem. O estudo do comportamento em seres humanos é bastante complexo por depender de diferentes fatores externos como: cultura, relacionamentos, trabalho, escola, etc. Em psicologia o estudo do comportamento humano refere- se na possibilidade de fazer algo de uma ou mais pessoas dedicando- se em analisar todos as formas de comportamento.

Os psicólogos estudam o comportamento em todas as suas formas, desde a mais simples até a mais complexa, desde o piscar involuntário dos olhos até a mais complicada configuração de ações e reações que pode apresentar uma equipe de astronautas que controla e dirige uma astronave. A gama de condutas humanas (comportamento) estudada pelos psicólogos nas empresas é tão ampla como a estudada pelos psicólogos em outras situações. ( MINICUCCI, 2011, p. 19.)

O comportamento se tratando de suas classificações é um assunto analisado desde os tempos mais antigos, segundo uma pesquisa realizada na revista Educação, as tentativas de se conceituar ou definir as personalidades humanas vem desde os tempos antigos, como a época de  Hipócrates.

A tentativa de classificar o comportamento e temperamento humano vem antes do surgimento de muitas das grandes filosofias e religiões do mundo. Hipócrates, pai da medicina ocidental – e cujas palavras ainda servem de juramento para graduandos de medicina hoje – marcou na Grécia Antiga a primeira categorização de personalidades. Segundo ele, existem quatro tipos de temperamento humano, de acordo com o fluido corporal que a pessoa mais possui: sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis), e melancólico ( bílis negra). (GUERREIRO, 2011, P. 45).

No ambiente escolar, pode-se analisar diferentes e variados tipos de comportamento, especialmente por parte dos alunos, sendo que os professores acabam tendo que lidar com diversas situações em sala de aula devido ao “mau comportamento” de alguns alunos, situações bastante freqüentes na atualidade. De uma forma geral existem diversas razões possíveis para essa tal problemática, onde se inclui principalmente problemas no ambiente familiar que atinge a vida social.

È muito comum observarmos meninos e meninas com problemas de comportamento na escola e em outros lugares que costumem freqüentar que podem trazer uma série de prejuízos ao seu desenvolvimento social, acadêmico e emocional. Nem sempre crianças ou adolescentes que apresentam algum problema de comportamento podem receber o diagnóstico de TRANSTORNO DE CONDUTA. (FACION, 2007, p. 83).


As alterações nos comportamentos dos alunos se da por diversos motivos, podendo ser por algum tipo de doença os transtornos psicológicos, medo, problemas familiares, buling, dentre outros, porém no momento em se consegue compreender a causa do problema de comportamento, torna-se mais fácil controlar a situação e auxiliar o aluno com essa problemática. Em aspectos gerais, hoje em dia é bastante difícil o controle dos alunos em sala de aula, envolvendo algumas vezes casos de agressões e violência, no entanto esse controle da turma se torna um desafio para o professor em aula. Existem algumas maneiras de auxiliar no controle, levando sempre em consideração o bom relacionamento professor e aluno, além de ser importante estabelecer algumas regras e criar uma atmosfera positiva para os alunos.

Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim, dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para manter a disciplina, Não é assim. A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, á autoridade profissional, moral e técnico do professor. (LIBÂNEO, 1994, p. 252).


O trabalho docente deve ter em vista a ajuda aos alunos nas suas tarefas. O controle sem ajuda pede provocar insegurança nos alunos, que ás vezes se sentem cobrados a um desempenho para qual não foram suficientemente preparados. Por outro lado, a ajuda sem controle não estimula os alunos a progredir e vencer as dificuldades. ( LIBÂNEO, 1994, p. 253).


De fato, grande parte dos professores se sente despreparados ao lidar com o comportamento dos alunos, o cotidiano na sala de aula muitas vezes faz com que os professores adotem algumas regras por vezes rigorosas, o que acaba gerando conflitos em sala. Apesar do relacionamento com os alunos ser profissional é necessário seguir um padrão de relação no qual não cause estresse em aula, sendo assim um bom contato verbal, compreensão e respeito mútuo entre ambos, certamente facilitara o aprendizado dos alunos e manterá um desenvolvimento positivo em sala, além de evitar a violência na escola.

Há muito os distúrbios disciplinares deixaram de ser um evento esporádico e particular no cotidiano das escolas brasileiras para se tornarem, talvez, um dos maiores obstáculos pedagógicos dos dias atuais. Claro está que, salvo o enfrentamento isolado e personalizados de alguns, a maioria dos educadores não sabe ao certo como interpretar e/ ou administrar o ato indisciplinado. Compreender ou reprimir? Encaminhar ou ignorar? (AQUINO, 1996, p. 7).

Quando se fala de comportamento o assunto torna-se complexo, pois as ações e reações causadas nos seres que distinguem o comportamento, deriva-se de diversos fatores nos quais é necessário compreender cada individuo individualmente para que se possa ter uma postura correta frente ao problema, no entanto, em sala de aula é bastante comum o comportamento inadequado de alguns alunos e muitas vezes os professores se sentem desamparados nesta questão para manter o controle dos alunos em sala de aula que dificulta o andamento da disciplina e do aprendizado.

Com o embasamento teórico, concluo que existem muitos desafios para se manter um ambiente positivo em sala de aula, principalmente se tratando de comportamentos inadequados, diante deste quadro é necessário que professores tenham um bom conhecimento a respeito de questões comportamentais, para que possam agir corretamente diante dessa problemática, na qual é bastante comum em quase todas as escolas brasileiras, esse processo não depende também somente do professor, é necessária a participação de todos os envolvidos podendo incluir familiares e psicólogos, porém se o professor adquirir domínio da matéria e adotar métodos para esses processos, certamente ficara mais fácil de lidar com a personalidade da cada um.

REFERÊNCIAS

AQUINO, Groppa, Julio; (org.); Indisciplina na Escola Alternativas teóricas e práticas, São Paulo, Ed. Summus editorial, 1996.

FACION, Raimundo, José; Transtornos do Desenvolvimento e do Comportamento, Curitiba, Ed. IBPEX, 2007.

GUERREIRO, Carmen; O professor posto á prova, Revista Educação. São Paulo; Ed segmento, 2011. 

LIBÂNEO, Carlos, José, Didática série formação do professor, São Paulo, Ed. Cortez, 1994.

MINICUCCI, Agostinho; Relações Humanas Psicologia das Relações Interpessoais. São Paulo; Ed. Atlas S.A, 2011.

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